top of page
Posts Recentes

Exportações cresceram em 2017

AEP confirma crescimento de 10,1% em 2017

Em 2017, a venda de bens ao exterior aumentou 10,1% (+0,8% do que no ano anterior), tendo as importações também crescido 12,5% (+1,5% do que no ano anterior), o que revela que apesar de um aumento significativo no valor das exportações, o valor das importações ainda se mostrou mais crescente em termos homólogos, o que ilustra uma situação clara de défice comercial (+importações/- exportações).

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) enaltece a elevada aceleração das exportações, que registaram um crescimento nominal de 10,1%, o que se revela bastante positivo se medido em termos de valor e de peso do PIB. No entanto, a AEP também frisa o agravamento do défice comercial em 23,4%, onde o aumento do valor das importações acima do das exportações imprime uma maior dinâmica à compra de bens de equipamento.

A gradual aceleração das importações justificada pelo reforço do investimento e do consumo tem sido atenuada pelos esforços realizados na valorização da oferta nacional ao nível no comércio e serviços. O crescente aumento das exportações explica-se pelo esforço empresarial visível ao nível do processo de internacionalização e de reconhecimento de qualidade dos seus produtos no mercado internacional. É de salientar que as principais vendas extraeuropeias destinam-se a países como EUA, Angola, Brasil e China.

Fonte: Jornal Económico

Arquivo
Procurar por tags
Siga
bottom of page