Netta Barzilai representará as cores de Israel, após ter vencido o HaKokhav Haba 2018; Franka Batelić será a representante da Croácia, com a canção “Crazy”, que será revelada no final do mês; e a ARJ Macedónia será representada pelos Eye Cue, com a canção “Lost and Found”, que será revelada nas próximas semanas.
Netta Barzilai ganhou na passada terça-feira a final do HaKokhav Haba, talent show utilizado pelo quarto ano consecutivo para selecionar o artista que representa Israel no Festival Eurovisão da Canção. A canção será revelada em março. A canção que Netta Barzilai defenderá irá competir na 1ª semifinal do certame europeu, no próximo dia 8 de maio em Lisboa. Israel estreou-se na Eurovisão em 1973, tendo vencido por três ocasiões: em 1978, com “A-Ba-Ni-Bi”; em 1979, com “Hallelujah”; e em 1998, com “Diva”. Em 2017, Israel foi represetada por Imri Ziv, com “I Feel Alive”, tendo obtido o 23º lugar na final, com 39 pontos.
Franka Batelić foi escolhida, na manhã da passada terça-feira, como representante da Croácia no Festival Eurovisão da Canção, com o tema “Crazy”, da autoria da própria cantora, composta por Branimir Mihaljević. Esta a terceira vez que a emissora croata recorre a uma seleção interna para escolher o artista que representa a Croácia no certame europeu. Quanto ao país, estreou-se em 1993, nunca tendo, contudo, ganho nenhuma edição, tendo como melhor classificação o 4º lugar obtidos em 1996, com "Sveta ljubav" e em 1999 com “Marija Magdalena”. Quanto à cantora, Batelić é conhecida dos eurofãs por ter vencido o OGAE Song Contest 2008 com a canção “Ruza u Kamenu” e de ter participado em 2009 e 2010 no “Dora”, final nacional croata. Em 2017, o país foi representado por Jacques Houdek, com "My Friend", tendo obtido o 13º lugar na final, com 128 pontos.
Eye Cue, foram escolhidos na passada terça-feira, como representantes da Antiga República Jugoslava da Macedónia, com a canção “Lost and Found”, que será revelada nas próximas semanas. Tendo como vocalistas Bojan Trajkovski e Marija Ivanovska e como baterista Ivo Mitkovski, "Lost and Found" foi composto por Bojan Trajkovski. A escolha final decorreu no passado sábado, dia 10 de fevereiro, após a seleção de 12 temas entre 382 candidaturas. A ARJ Macedóna fez a sua estreia no certame europeu em 1996, com “Samo ti”, não obtendo nenhuma vitória até hoje, tendo como melhor classificação dois 12ºs lugares obtidos em 2006, com “Ninanajna”, em em 2012, com “Crno e belo”. No ano passado, “Dance Alone” foi o tema escolhido para defender as cores do país, tendo terminado em 15º lugar na 2ª semifinal, com 69 pontos. A Macedónia é atualmente o país participante há mais tempo sem chegar à fase final da Eurovisão, desde 2012 que não obtém nenhum lugar na final.
Fontes: Esc Portugal | Eurovision