Bielorrússia escolheu Alekseev com a canção “Forever”; Geórgia será representada pelos Iriao com “Sheni Gulistvis”; Grécia levará Gianna Tezi com “Oneiro Mou”; Montenegro escolheu Vanja Radovanović com “Inje”.
Depois de estar envolto em polémica por ter revelado a versão russa da sua música antes do dia 1 de setembro de 2017 (a data em que podem ser reveladas as canções concorrentes à Eurovisão), Alekseev foi escolhido para representar a Bielorrússia em Lisboa, com a canção “Forever”, depois de garantir a preferência tanto do televoto, como do júri.
Foi revelado neste domingo que "Sheni Gulistvis" será a canção representante dos Iriao pela Geórgia na Eurovisão que se vai realizar em maio em Lisboa. Esta será a primeira vez desde 2012 que o georgiano será ouvido no palco eurovisivo.
Após a desclassificação de quatro das cinco canções a concurso, Yianna Terzi tornou-se a única concorrente na final nacional grega e por isso, a ERT (emissora pública grega) decidiu cancelar a final e escolher a cantora como representante do país na Eurovisão 2018, com a cançãp “Oneiro Mou”. Desde 2013 que o país não era representado por uma canção cantada totalmente em grego.
Vanja Radovanović venceu no passado sábado a final nacional montenegrina com a canção “Inje”. Sucede assim a Slavko Kalezić que em 2017 representou o país com “Space”. “Inje” marca o regresso das canções representantes do Montenegro na sua língua oficial, visto que desde 2015 todas as canções que representaram o país foram cantadas em inglês.
Numa altura em que vários país em simultâneo escolhem os seus representantes para o Festival Eurovisão da Canção que se vai realizar pela primeira vez em Lisboa, em maio, Portugal começa hoje a sua final nacional, às 21 horas na RTP1, tendo também direito a emissão especial na Antena 1, a partir das 20h10.
Fontes: Esc Portugal | Eurovoix | EscXtra