top of page
Posts Recentes

UKIP demite líder após comentários racistas da ex-companheira a Meghan Markle

É o quarto líder da UKIP a sair em dois anos. Henry Bolton foi destituído do cargo de líder do partido eurocético britânico. Em causa estão os comentários que a ex-companheira do líder fez a Meghan Markle, a noiva do Príncipe Harry.

Após um encontro extraordinário da UKIP em Birmingham, os militantes do partido eurocético aprovaram uma moção de censura contra o líder, Henry Bolton, com 867 votos a favor e 500 contra. Em causa estão comentários racistas feitas pela ex-companheira de Bolton, Jo Marney, fez a Meghan Markle, noiva do príncipe Harry, alegando que Markle era a “semente” que irá “manchar a família real”. Com a recusa de Bolton em demitir-se após estes comentários, o partido decidiu apresentar uma moção de censura.

O partido tem agora 90 dias para escolher a nova liderança, até lá, terá como dirigente temporário Gerard Batten, deputado da UKIP no Parlamento Europeu. O presidente do partido, Paul Oakden, anunciou que Bolton "foi destituído por uma decisão democrática dos membros do partido". Desde o Brexit, o partido eurocético britânico, UKIP, tem atravessado uma grave crise, com a perda de influência nas urnas (passou de cerca de 3 milhões de votos em 2015, para pouco mais de meio milhão em 2017), com a saída do seu líder histórico, Nigel Farage e a demissão de quatro líderes.

"Estou um pouco decepcionado... Não é um grande sentimento", declarou Bolton à Sky News.

Fontes: RTP | Diário de Notícias | Terra | Político | TVI24 | The Sun

Arquivo
Procurar por tags
Siga
bottom of page