O anúncio foi confirmado pelo Presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, à entrada para a reunião de ministros das Finanças da zona euro, após a desistência do Governador do Banco Central da Irlanda.
"Hoje vamos tratar de substituir Vítor Constâncio na vice-presidência do Banco Central Europeu. Tínhamos dois candidatos, fiquei a saber há uns minutos que o candidato irlandês já não estará como candidato, o que nos deixa Luis de Guindos como o candidato a vice-presidente do BCE", declarou Mário Centeno aos jornalistas, à entrada para a reunião de ministros das Finanças da zona euro.
Luis de Guindos, Ministro da Economia, Indústria e Competitividade espanhol sucede a Vítor Constâncio (que exerce o cargo desde 2010) e é o novo vice-presidente do Banco Central Europeu.
Philip Lane, Governador do Banco Central da Irlanda, era candidato e na passada semana, na comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, após audiências com ambos os candidatos, o irlandês era considerado o "mais convincente".
"Há algumas semanas nomeei Philip Lane para o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu. Hoje, confirmo que não vamos apresentar esta candidatura na votação desta tarde", declarou o ministro irlandês, Paschal Donohoe que justificou a decisão com “ a importância do cargo, ser importante a decisão ser tomada por consenso".
Fontes: Euronews | Jornal de Notícias | Global Notícias