top of page
Posts Recentes

Dívida pública subiu em janeiro para 243,6 mil milhões de euros

A dívida pública, na ótica de Bruxelas, encontrava-se em janeiro deste ano acima dos valores registados em janeiro e dezembro de 2017

No final de janeiro deste ano a dívida pública ascendia aos 243,598 milhões de euros, mail mil milhões face aos finais do ano passado. Para tal aumento o Banco de Portugal justificou com o contributo do acréscimo dos títulos da dívida pública (2,2mil milhões de euros), parcialmente compensado pelo reembolso antecipado de aproximadamente 0,8 mil milhões de euros de empréstimos concedidos ao Fundo Monetário Internacional no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira.

Já face a janeiro de 2017 o aumento é de cerca de 952 milhões de euros. Quanto à dívida pública líquida de depósitos das administrações públicas, esta ficou em 223,3mil milhões de euros em janeiro de, mais 319 milhões de euros do que em dezembro graças ao aumento de 700 milhões de euros de depósitos das administrações públicas.

A dívida pública portuguesa situava-se no final de 2017 nos 242,6 mil milhões de euros, um aumento de 1,6mil milhões de euros face a 2016. Este aumento deveu-se, para além do acréscimo dos títulos da dívida, aos certificados do tesouro em 3,8 mil milhões de euros. O Banco de Portugal refere que os ativos em depósitos das administrações públicas reduziram 2,9 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida dos depósitos das administrações públicas subiu 4,6 mil milhões de euros face ao ano anterior.

Contudo, é de salientar que dezembro de 2017 foi o quarto mês consecutivo em que a dívida pública desceu, sendo o seu valor em agosto de cerca de 250, 3 mil milhões de euros; em setembro de 249,1 mil milhões de euros; em outubro de 245,2 mil milhões de euros e em novembro de 242,8 mil milhões de euros e em dezembro de 242,6 mil milhões de euros.

Fonte: Expresso | Global Notícias

Arquivo
Procurar por tags
Siga
bottom of page