top of page
Posts Recentes

Habemus governo: sociais-democratas alemães aceitam coligação

66% dos militantes do SPD aprovaram a Grande Coligação.

Após cinco meses de impasse político na Alemanha, e após negociações com os vários partidos, os militantes do SPD aprovaram, por larga maioria (66%) a coligação governamental entre a CDU e o SPD, fazendo com que Angela Merkel inicie o seu quarto mandato como Chanceler alemã.

Foram 238 604 (66,02%) votos a favor e 123 329 (33,98%) contra. No total, 78,8% dos mais de 460 mil militantes do partido votaram, mais do que há quatro anos, quando a questão interna era a mesma – se o partido estaria a favor de uma Grande Coligação.

O líder dos sociais-democratas, Olaf Scholz, sublinhou que "os militantes apoiaram maioritariamente a opção da direção [do partido]" e que já informou o Presidente e a chanceler sobre os resultado. Acrescentou que este resultado vai permitir, também, o processo de renovação proposto pela direção.

Para a secretária-geral (número 2) da CDU, Annegret Kramp-Karrenbauer, "é uma boa decisão para o SPD e, sobretudo, para o nosso país". Os nomes dos ministros – 3 homens e 3 mulheres – deverão ser revelados na próxima semana. Porém, só daqui a dez dias é que se saberá se Merkel terá o apoio do Bundestag (parlamento alemão) para continuar no cargo. Para isso, precisará de, pelo menos, 355 votos à primeira volta.

Fontes: Diário do Grande ABC | Público | DW

Arquivo
Procurar por tags
Siga
bottom of page